Pretende-se por meio deste blog compartilhar informações sobre encontros de Bibliotecas Universitárias em todas as Regiões do Brasil afiliadas ao CBBU. Venha fazer parte deste grupo!
segunda-feira, 14 de dezembro de 2015
terça-feira, 11 de agosto de 2015
Seminário internacional de bibliotecas abre chamada para trabalhos
Seminário internacional de bibliotecas abre chamada para trabalhos
Evento acontece em novembro e candidatos podem submeter propostas até 30 de agosto
O 8º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias está com inscrições abertas para experiências, projetos e programas desenvolvidos em bibliotecas e espaços de leitura no Brasil ou no exterior. O evento acontece entre os dias 9, 10 e 11 de novembro de 2015, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.
Os trabalhos deverão ser encaminhados, para análise e seleção, para o e-mail siseb@spleituras.org até 30 de agosto de 2015. Caberá ao Conselho Curatorial definir o formato de apresentação (painel oral ou pôster digital) dos trabalhos aprovados. Não há limite de trabalho inscrito por candidato.
As apresentações selecionadas serão divulgadas até 15 de setembro de 2015 no site do evento e no portal Aprender Sempre, além de serem informados por e-mail pela Unidade de Bibliotecas e Leitura da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UBL/SEC) e SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura.
Os temas dessa edição são:
Acessibilidade
Biblioteca como espaço além da leitura
Criatividade e inovação
Interação entre biblioteca e escola
Letramento e alfabetização na biblioteca
Mediação cultural
Mediação de leitura
Serviços e programas de extensão da biblioteca
Soluções para ambientes em bibliotecas
Sustentabilidade
Para participar, o candidato deverá seguir o modelo abaixo.
a) Nome da experiência / projeto / programa.
b) Nomes dos responsáveis e equipe executora da atividade.
c) Nomes das instituições dos participantes.
d) Endereço e contatos (e-mails e telefones – fixo e celular)
e) Resumo da ação com até 300 palavras.
f) Inserir fotos mostrando a experiência (opcional).
VALÉRIA VALLS REPRESENTA FESPSP NO CONSELHO CURATORIAL
A coordenadora do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP, Valéria Valls, irá representar a instituição dentro do Conselho Curatorial do evento. Cabe a este conselho receber e avaliar os trabalhos inscritos no Seminário.
Conselho Curatorial:
Adriana Cybele Ferrari - Febab / USP
Beatriz Ávila Santana – Prefeitura Municipal de Guararema
Giovanna Carvalho Sant’Ana - SP Leituras
Isabel Ayres Maringelli – Pinacoteca do Estado de São Paulo
Maraléia Menezes de Lima – Prefeitura Municipal de Itanhaém
Márcia Elisa Garcia de Grandi
Marcos Kirst - SP Leituras
Pierre André Ruprecht - SP Leituras
Sueli Regina Marcondes Motta - SP Leituras
Valéria Valls – FESPSP
Dolores Prades - Revista Emília / Cátedra Latino Americana y Caribeña
de Lectura y Escritura
Sueli Nemen Rocha – Senac SP / Prefeitura Municipal de São Paulo
Workshop: Preservação digital
Workshop: Preservação digital
19 a 23 de outubro de 2015 (carga horária: 40 horas)
USP, FFCLRP, Campus de Ribeirão Preto – São Paulo
APRESENTAÇÃO
No Brasil, como em todos os demais países, profissionais de informação têm sido confrontados cotidianamente com uma crescente necessidade de manter disponíveis e acessíveis seus acervos e registros em meio eletrônico, o que lhes exige atualização constante.
Nesse contexto é que o Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha, por meio da Subdireção Geral de Coordenação Bibliotecária em colaboração com a Universidade de São Paulo, em especial com o Curso de Ciências da Informação e da Documentação e Biblioteconomia do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto e sob a coordenação da Seção da América Latina e Caribe da IFLA, lançam o workshop Preservação Digital que ocorrerá de 19 a 23 de outubro de 2015 na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.
O workshop tem como foco programas de preservação dirigidos a iniciativas de digitalização realizadas em bibliotecas brasileiras tanto para conversão de ativos analógicos em recursos digitais como na preservação de ativos nato digitais. Da mesma forma, entendendo as bibliotecas como agentes fundamentais de políticas públicas de ciência e tecnologia (eScience), tem-se o interesse em abordar fortemente estratégias de Preservação Digital aplicada aos "open data" considerando que estes envolvem uma ação mais proativa tanto nas bibliotecas públicas quanto nas acadêmicas. Todo esse conjunto de propostas, leva a articulação de uma agenda coberta de distintos tópicos que percorrem a discussão de normas, padrões de metadados, protocolos nacionais e internacionais e, principalmente, planejamento das atividades de preservação digital, envolvendo o ciclo completo da curadoria digital, diagnose e planificação de sistemas com foco na preservação de ativos digitais e desenho de modelos de Gestão de Risco.
Duas preocupações fundamentais perpassam pela organização desse workshop:
1) reunir profissionais já iniciados em ações de digitalização para que, durante uma semana, aprofundem conhecimentos, troquem experiências, sejam criativos e inovadores e, principalmente partícipes da criação de conteúdos de boas práticas e de fontes de referência para futuros interessados no tema.
2) formar agentes multiplicadores[1] que possam reproduzir, em efeito cascata, a formação aqui recebida em seus respectivos postos de origem. Tal preocupação se respalda nas recomendações fundamentais da Charter on the Preservation of the Digital Heritage, adotada durante a 32ª Conferência Geral da Unesco, ocasião em que os países signatários da Carta tomaram a decisão de promover uma recomendação universal sobre a divulgação dos princípios da preservação do patrimônio digital.
Número de vagas: 20
Público alvo: profissionais (bibliotecários, analistas de sistemas e/ou outros perfis) atuando em projeto de digitalização e/ou de preservação (como responsáveis ou colaboradores) com a participação de biblioteca preferencialmente de instituição não privada (pública, escolar ou universitária).
Inscrição: gratuita. Possibilidade de hospedagem na Casa de Hospede, Campus USP em Ribeirão Preto.
Documentação necessária:
A solicitação de participação se fará por email a iflalac.webinar@gmail.com com os seguintes documentos:
1) Carta de apresentação e justificativa do interessado em participar do workshop, indicando seu compromisso e proposta de futuras ações de multiplicação e desdobramentos visando levar os conhecimentos adquiridos no workshop a outros profissionais de sua instituição ou região no prazo máximo de 12 meses.
2) Autorização do pedido assinada pelo responsável da instituição de vínculo do solicitante, justificando o interesse e motivos para participar, bem como o compromisso institucional com o seguimento do projeto após o término do workshop;
3) Resumo do projeto de digitalização e/ou preservação digital em desenvolvimento;
4) Biografia profissional do participante - no máximo 2 páginas com indicação dos conhecimentos e habilidades referente ao tema da digitalização e/ou preservação digital.
5) Fotocopia do diploma universitário do participante.
6) Declaração de participação da biblioteca no projeto assinada pela chefia da respectiva biblioteca.
Seleção dos candidatos
Serão considerados, especialmente, o potencial de aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos no workshop no projeto institucional em desenvolvimento, a proposta e compromisso de multiplicação do referido workshop em seus locais de trabalho e/ou região.
Datas importantes:
- 13 de setembro de 2015: encerramento das inscrições
- 20 de setembro de 2015: divulgação dos selecionados
- 01 de outubro de 2015: envio de comprovação da participação (passagem aérea ou reserva hotel)
- 18 de outubro de 2015: recepção de boas vindas (19h30)
- 19 a 23 de outubro de 2015: workshop (8h30 as 17h30)
Docentes
- Prof. Dra. Gema Bueno, Universidad Carlos III de Madrid (España)
- Prof. Dr. Marcos Galindo Lima, Diretor de Cultura da UFPE, Universidade Federal de Pernambuco (Brasil)
Coordenação geral
- Profa. Dra. Sueli Mara Soares Pinto Ferreira, FFCLRP/USP de Ribeirão Preto e Membro Comitê Permanente da IFLA LAC, sueli.ferreira@gmail.com
- Bibliotecária Belén Martínez González, Subdirección General de Coordinación Bibliotecaria,Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, España,belen.martinez@mecd.es
Comissão local
- Profa. Dra. Sueli Mara Soares Pinto Ferreira - USP/FFCLRP
- Profa. Dra. Ieda Pelógia Martins Damian - USP/FFCLRP
- Bibliotecária Rachel Lione - Biblioteca Central do Campus de Ribeirão Preto/USP
Apoio: IBICT. Rede Cariniana.
[1] Os participantes do workshop são encorajados a atuar em suas comunidades como multiplicadores dos princípios da preservação de conteúdos digitais. Espera-se que os agentes multiplicadores, assumam uma posição protagonista empenhando-se em promover o intercâmbio de experiências junto a outros profissionais de informação, realizem cursos e palestras de conscientização sobre os riscos e vulnerabilidades do conhecimento registrado em meio digital.
- sexta-feira, 17 de julho de 2015
domingo, 5 de julho de 2015
III Seminário de Acessibilidade na Universidade
O III Seminário de Acessibilidade na Universidade está com inscrições abertas – as vagas são limitadas. O evento, promovido pela Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC) será realizado nos dias 26, 27 e 28 de agosto, no auditório da Biblioteca Central, em Florianópolis.
O objetivo do seminário é promover o debate e a troca de experiências na área da acessibilidade. Haverá palestras, oficinas, relatos de experiências e mesa redonda com temas que valorizam as boas práticas de acessibilidade nas universidades e as redes de apoio à pessoa com deficiência.
O valor da inscrição no seminário é R$ 150 para profissionais e R$ 75 para estudantes. A participação nas oficinas custa R$ 30.
Confira a programação completa.
Mais informações na página do evento.
Está pensando em publicar um artigo?
Conheça as revistas da nossa área:
- Ciência da Informação
- Perspectivas em Ciência da Informação
- DataGramaZero
- Informação & Informação
- Informação e Sociedade: Estudos
- Revista Biblos
- Transinformação
- Em Questão: Revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRS
- Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação
- Revista ACB: biblioteconomia em Santa Catarina
- Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação
- BJIS - Brazilian Journal of Information Science
- PBCIB - Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia
- Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
- RevIU - Revista Informação e Universidade
- Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
É recorrente, nos eventos da nossa área a sensação que faltou espaço para falarmos mais sobre assuntos que estão na ordem do dia.
O convidou especialistas para conversas interessantes e instigantes.
Você viu a programação dos “Conversando sobre”? Quer dicas?
O convidou especialistas para conversas interessantes e instigantes.
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- Portais, repositórios e bibliotecas digitais: tudo junto e misturado?
- Sustentabilidade das bibliotecas: como captar recursos.
- Revisões sistemáticas e a qualidade das evidências científicas.
- Trabalho sistêmico: habilidades e competências dos profissionais.
- Bibliotecários sem bibliotecas.
- Mídias Sociais e as bibliotecas: podemos viver sem elas?
- Advocacy.
- Representação da Informação no contexto digital.
- Salvaguarda de acervos culturais.
- Ampliando a participação brasileira no cenário internacional.
- Desafios na gestão de coleções especiais e raras.
- Construindo uma nação leitora.
- Grupos de bibliotecários da área Jurídica.
quarta-feira, 17 de junho de 2015
Metadados e Acesso Ubíquo à Cultura, Ciência e Humanidades Digitais
1-4 Setembro 2015, São Paulo, Brasil
RESUMO: A necessidade de metadados estruturados para apoiar o acesso ubíquo em toda a Web à abundância de recursos que abrangem as culturas, a ciência, e as humanidades digitais agora é de conhecimento comum entre os projetistas de sistemas de informação e implementadores. Metadados estruturados expressos através de linguagens de descrição tornam possível para nós "falar" sobre o conteúdo dos nossos tesouros escondidos. Mas, como todas as línguas humanas, as linguagens de descrição ativam ou isolam. O esforço é para romper o isolamento das unidades organizacionais de metadados em que os profissionais inevitavelmente projetam, implementam e gerenciam metadados, buscando descobrir as interseções de nosso capital de recursos motivadores do discurso de hoje e da prática emergente em metadados. Na Web massivamente integrada surgem presenças como a Europeana e a Digital Public Library of America (DPLA), juntamente com a remodelação do acesso do público em nível mundial por meio de mecanismos como Linked Data e schema.org conduzindo nossas conversas, nosso entusiasmo e nossos medos.
Todos os anos a comunidade DCMI se reúne para a sua reunião anual (Annual Meeting) e a conferência internacional (International Conference on Dublin Core & Metadata Applications). A agenda de trabalho da comunidade DCMI é ampla e abrangente em todos os aspectos de inovação em design de metadados, implementação e melhores práticas. Enquanto o trabalho da Iniciativa cresce ao longo do ano, a reunião anual e a conferência proporcionam a oportunidade para "cidadãos" DCMI, bem como os recém-chegados, estudantes, aprendizes e profissionais em início de carreira se reunirem presencialmente para o compartilhamento de experiências e de conhecimentos. Além disso, o encontro promove a reunião de iniciativas dos setores público e privado que fazem um trabalho significativo com metadados para além da DCMI, para em conjunto, trocarem ideias e terem uma visão mais ampla sobre seus ambientes particulares no trabalho com metadados. Com o encontro das comunidades de metadados, a DCMI avança em seu "objetivo principal", o de promover a interoperabilidade e a harmonização de metadados. Este ano, a reunião anual e a conferência estão sendo organizadas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e serão realizadas em São Paulo, Brasil.
Acesse:
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação
Acaba de ser publicado o v. 8, n. 1 da Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação.
Abaixo o sumário desse número.
Artigos
· Competências informacionais em Ciências da Saúde: uma proposta formativa para estudantes de graduação em Enfermagem. César Manso Perea, Aurora Cuevas Cerveró, Esther Martínez Miguel, Eva García-Carpintero Blas.
· A transparência das administrações públicas aplicadas ao direito à documentação. Magdalena Suárez Ojeda.
· A norma RDA: Recursos, Descrição e Acesso e a adaptação à mudança nos sistemas bibliográficos em Espanha.Maria Osuna Alarcón.
· Competências em informação no marco do Plano Nacional de Leitura do Uruguai: Ações para a inclusão social.María Gladys Ceretta.
· Internet na escola: Possibilidade para a alfabetização informacional. Maria Conceição da Silva Linhares, Ronaldo Nunes Linhares, Juliana Silva Linhares.
Resumos de teses e dissertações
· Sistemas de organização do conhecimento: uma reflexão no contexto da ciência da informação. Eliana Carlan.
· A concepção de um modelo de cidade digital baseado nas necessidades informacionais do cidadão: o caso dos municípios brasileiros de pequeno porte. João Batista Simão.
· O lado invisível da participação política: gestão da informação dos mecanismos digitais de participação política nos parlamentos da America Latina, com uma analise do caso da Câmara dos Deputados do Brasil. Andrea Sampaio Perna.
· Biblioteca da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia: estudo sobre a oferta e a demanda de informação.Lígia Sardinha Fortes.
· Gestão de riscos em tecnologia da informação como fator crítico de sucesso na gestão da segurança da informação dos órgãos da administração pública federal : estudo de caso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT. Luiz Fernando Costa Pereira da Silva.
· Um modelo de Arquitetura da Informação para processos de investigação científica. Alberto Magno Carvalho de Melo.
· Repositórios institucionais de acesso livre no Brasil: estudo Delfos. Ernani Rufino dos Santos Junior. Kaiser Mark Vidal.
· Um método para arquitetura da informação: fenomenologia como base para o desenvolvimento de arquiteturas da informação aplicadas. Ismael de Moura Costa.
· Identidade/diversidade cultural no ciberespaço: práticas informacionais e de inclusão digital nas comunidades indígenas, o caso dos Kariri-Xocó e Pankararu no Brasil. Alejandra Aguilar Pinto.
· Processo de transferência de conhecimento na interação universidade-empresa: programas de incubação do Distrito Federal. Cristiane Vieira da Silva.
· O conceito de memória na ciência da informação no Brasil: uma análise da produção científica dos programas de pós-graduação. Eliane Braga de Oliveira.
· A formação do arquivista na Universidade de Brasília frente às demandas profissionais e de mercado da Capital Federal. Flavia Helena de Oliveira.
· Interação entre documento, arquivo e historiador: um estudo sobre a (não) presença de historiadores da UnB no Arquivo Nacional, em Brasília. Marli Guedes da Costa.
· Personalização de serviços de informação oferecidos na web: estudo do Portal de Periódicos da CAPES.Katyusha Madureira Loures de Souza.
· Comunicação informal e socialização do conhecimento em instituições financeiras. André Luiz Valença da Cruz.
· A biblioteca pública como agente de inclusão social: um estudo de caso da Biblioteca Demonstrativa de Brasília.Marília Augusta de Freitas.
· Informação, moeda e sociedade: uma análise das dimensões informacionais da governança da autoridade monetária no Brasil. Adalberto Felinto da Cruz Júnior.
· O impacto da gestão de documentos no processo de produção digital da TV Senado. Edna de Souza Carvalho.
· Estudo de necessidades de informação dos produtores de hortaliças orgânicas não certificados do Distrito Federal. Cleone Silvestre Neto.
· Mapeamento das competências gerenciais necessárias aos gerentes das unidades de informação dos tribunais superiores do poder judiciário brasileiro. Larissa Amorim Catunda Sampaio.
· Mineração e modelagem de conceitos como praxis de gestão do conhecimento para inteligência competitiva.Ethel Airton Capuano.
· Melhoria de processo de software e gestão do conhecimento em organizações de software. Tatiana de Almeida Furquim Correia.
· Autoria múltipla em artigos de periódicos científicos das áreas de informação no Brasil. Jayme Leiro Vilan Filho.
Os textos completos estão no URL:
III Seminário de Acessibilidade na Universidade
O III Seminário de Acessibilidade na Universidade está com inscrições abertas – as vagas são limitadas. O evento, promovido pela Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC) será realizado nos dias 26, 27 e 28 de agosto, no auditório da Biblioteca Central, em Florianópolis.
O objetivo do seminário é promover o debate e a troca de experiências na área da acessibilidade. Haverá palestras, oficinas, relatos de experiências e mesa redonda com temas que valorizam as boas práticas de acessibilidade nas universidades e as redes de apoio à pessoa com deficiência.
O valor da inscrição no seminário é R$ 150 para profissionais e R$ 75 para estudantes. A participação nas oficinas custa R$ 30.
Confira a programação completa.
Mais informações na página do evento.
segunda-feira, 18 de maio de 2015
segunda-feira, 4 de maio de 2015
A Bibliotech nasceu em 2013 como resultado da disciplina de “Tecnologias da Informação e da Comunicação” da turma do Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
Com uma abordagem mais prática, o objetivo da feira é apresentar como a tecnologia tem influenciado as unidades de informação, trazendo novos produtos e serviços e remodelando os tradicionais.
Para a versão de 2015, a feira se ampliou, tendo a participação de mais mestrandos e se expandindo para dois dias. Além de trazer as ambientações tecnológicas, oficinas e palestras estão sendo programadas, além de conteúdo gerado em nossas mídias sociais, com as webinars no canal no YouTube.
Acesse melhore informações:
https://feirabibliotech.wordpress.com/author/feirabibliotech/
sábado, 2 de maio de 2015
segunda-feira, 30 de março de 2015
Promoviendo la publicación, conservación y acceso al conocimiento
4 y 5 de junio 2015 - Santiago de Chile
bibliotecas.uchile.cl/congreso Esta actividad espera crear un espacio de intercambio que permita conocer experiencias destacadas de bibliotecas universitarias, de investigación y especializadas, y el impacto de la dimensión digital en su gestión. Invitamos a todos los bibliotecarios y profesionales de la información del país y de América Latina a participar en el envío de presentaciones relacionadas con los siguientes temas:
Acceso a la información
Servicios de información
Colecciones digitales
Publicación electrónica
Repositorios académicos
Gestión de datos de investigación
Datos abiertos, metadatos y catalogación
Alfabetización informacional
Propiedad intelectual y derechos de autor
Colecciones patrimoniales
Evaluación y estándares de calidad
Arquitectura de información y web de bibliotecas
Bibliometría y métricas de producción científica
Tecnologías móviles
Uso de redes sociales Envíe su propuesta de presentación a más tardar el 31 de marzo de 2015. Información en web oficialbibliotecas.uchile.cl/congreso.
Como parte del evento se contempla disponer de una Galería de exhibiciones donde destacados proveedores de tecnología y servicios presentarán sus productos.
Sitio web oficial bibliotecas.uchile.cl/congreso
Fechas claves:
Envío de resúmenes: hasta 31 de marzo de 2015
Presentaciones aceptadas: 25 de abril de 2015
Envío de la presentación: hasta 16 de mayo de 2015
Para consultas y mayor información, escriba o llame a:Soledad González
+562 29782264 - +562 29782583
Isabel Villanueva
+562 29782297 - +562 29782583
Correo: sisib@uchile.cl
Nos gustaría mucho contar con su participación.
Saludos cordiales.
Manifesto em apoio ao Portal Periódicos CAPES
A Diretoria da CBBU, presente na I Reunião de Bibliotecas de Instituições Participantes do Portal Periódicos CAPES – 2015, em Brasília, diante da ameaça de cortes no orçamento do Portal Periódicos para este ano, redigiu e encaminhou o Manifesto anexo ao Ministério da Educação.
Atenciosamente,
Viviane Carrion Castanho
Acesse o documento
Viviane Carrion Castanho
Acesse o documento
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015
SciELO - 15 Anos de Acesso Aberto: um estudo analítico sobre Acesso Aberto e comunicação científica
Organizador: Abel L. Packer et al.
Editora: UNESCO. Idioma: Português.Ano: 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.7476/9789237012376 |
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Sinopse
A trajetória de 15 anos do Programa SciELO em prol do melhoramento dos periódicos científicos que indexa e publica em acesso aberto é analisada de diversos ângulos como os fundamentos e objetivos do programa, sua origem no Brasil e expansão para 15 outros países, os resultados alcançados, o sistema de controle de qualidade e produção, a plataforma tecnológica e o impacto do Programa.
Fonte: http://scielo.org/php/level.php?lang=pt&component=56&item=61 |
6º Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto (CONFOA)
Até o dia 15 de maio é possível realizar a submissão de trabalhos para a 6º Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto (CONFOA). O evento será realizado entre os dias 04 e 07 de outubro em Salvador, na Universidade Federal da Bahia.
Com o objetivo de dialogar sobre o acesso aberto em todas as suas dimensões e perspectivas, a conferência pretende reunir as comunidades portuguesa e brasileira que desenvolvem atividades de pesquisa, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas à temática de acesso aberto ao conhecimento. Por conseguinte, o evento será uma válvula propulsora à disseminação de políticas, pesquisa e desenvolvimento dessa área.
Informações: Para a submissão de trabalho, deverá ser preenchido o formulário online disponibilizado no site da CONFOA.
Em caso de dúvidas ou questões, entre em contato com a organização do evento através do e-mailconfoa2015@gmail.com
Serviço:O quê: 6ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto.
Quando: 04 a 07 de outubro de 2015
Onde: Universidade Federal da Bahia, Salvador - BA
Auditório da Escola Politécnica
Mais informações pelo site: http://www.acessolivre.pt/c/index.php/index/index
terça-feira, 17 de fevereiro de 2015
Cadernos CGI.br | Documentos da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação: Genebra 2003 e Túnis 2005
O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) inicia uma nova série de publicações com importantes edições sobre temas relacionados à governança da Internet. Com esta série o CGI.br espera editar e publicar documentos, estudos e debates sobre a Internet, trazendo ao público brasileiro importantes referências para análise, pesquisa e debate sobre os usos e governança da Internet.
Os Cadernos CGI.br, tal como foi nomeada a série, conterá três agrupamentos temáticos de publicações: referências, estudos e debates.
Acesse o site para realizar o download.
Fonte:http://cgi.br/publicacao/cadernos-cgi-br-documentos-cmsi/
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015
XXVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação
Prezados,
O XXVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação será realizado em São Paulo, no período de 21 a 24 de julho de 2015 no novo Centro de Convenções Rebouças. Acompanhe as informações do CBBD 2015 pelo site do evento:
www.febab.org.br
Contamos com sua presença.
Atenciosamente
Luiz Vicentini
Diretor de Eventos
FEBAB
quarta-feira, 28 de janeiro de 2015
terça-feira, 27 de janeiro de 2015
Palestra online: "Gamificação para Bibliotecas"
Bibliotech, feira organizada pelo Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação da UDESC, apresenta sua segunda palestra online e gratuita "Gamificação para bibliotecas".
O tema é bastante inovador para a área e aborda uma forma bastante específica de se trabalhar a filosofia dos jogos para engajar público.
O intuito da Bibliotech é apresentar as tendências tecnológicas para o campo das unidades de informação. Ela acontece anualmente e também com conteúdo online, para o público que não pode comparecer em Florianópolis.
Acesse a fanpage: https://www.facebook. com/feirabibliotech