Pretende-se por meio deste blog compartilhar informações sobre encontros de Bibliotecas Universitárias em todas as Regiões do Brasil afiliadas ao CBBU. Venha fazer parte deste grupo!
sexta-feira, 17 de julho de 2015
domingo, 5 de julho de 2015
III Seminário de Acessibilidade na Universidade
O III Seminário de Acessibilidade na Universidade está com inscrições abertas – as vagas são limitadas. O evento, promovido pela Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC) será realizado nos dias 26, 27 e 28 de agosto, no auditório da Biblioteca Central, em Florianópolis.
O objetivo do seminário é promover o debate e a troca de experiências na área da acessibilidade. Haverá palestras, oficinas, relatos de experiências e mesa redonda com temas que valorizam as boas práticas de acessibilidade nas universidades e as redes de apoio à pessoa com deficiência.
O valor da inscrição no seminário é R$ 150 para profissionais e R$ 75 para estudantes. A participação nas oficinas custa R$ 30.
Confira a programação completa.
Mais informações na página do evento.
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Conheça as revistas da nossa área:
- Ciência da Informação
- Perspectivas em Ciência da Informação
- DataGramaZero
- Informação & Informação
- Informação e Sociedade: Estudos
- Revista Biblos
- Transinformação
- Em Questão: Revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRS
- Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação
- Revista ACB: biblioteconomia em Santa Catarina
- Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação
- BJIS - Brazilian Journal of Information Science
- PBCIB - Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia
- Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
- RevIU - Revista Informação e Universidade
- Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
É recorrente, nos eventos da nossa área a sensação que faltou espaço para falarmos mais sobre assuntos que estão na ordem do dia.
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convidou especialistas para conversas interessantes e instigantes.
Você viu a programação dos “Conversando sobre”? Quer dicas?
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Você viu a programação dos “Conversando sobre”? Quer dicas?
- Portais, repositórios e bibliotecas digitais: tudo junto e misturado?
- Sustentabilidade das bibliotecas: como captar recursos.
- Revisões sistemáticas e a qualidade das evidências científicas.
- Trabalho sistêmico: habilidades e competências dos profissionais.
- Bibliotecários sem bibliotecas.
- Mídias Sociais e as bibliotecas: podemos viver sem elas?
- Advocacy.
- Representação da Informação no contexto digital.
- Salvaguarda de acervos culturais.
- Ampliando a participação brasileira no cenário internacional.
- Desafios na gestão de coleções especiais e raras.
- Construindo uma nação leitora.
- Grupos de bibliotecários da área Jurídica.
quarta-feira, 17 de junho de 2015
Metadados e Acesso Ubíquo à Cultura, Ciência e Humanidades Digitais
1-4 Setembro 2015, São Paulo, Brasil
RESUMO: A necessidade de metadados estruturados para apoiar o acesso ubíquo em toda a Web à abundância de recursos que abrangem as culturas, a ciência, e as humanidades digitais agora é de conhecimento comum entre os projetistas de sistemas de informação e implementadores. Metadados estruturados expressos através de linguagens de descrição tornam possível para nós "falar" sobre o conteúdo dos nossos tesouros escondidos. Mas, como todas as línguas humanas, as linguagens de descrição ativam ou isolam. O esforço é para romper o isolamento das unidades organizacionais de metadados em que os profissionais inevitavelmente projetam, implementam e gerenciam metadados, buscando descobrir as interseções de nosso capital de recursos motivadores do discurso de hoje e da prática emergente em metadados. Na Web massivamente integrada surgem presenças como a Europeana e a Digital Public Library of America (DPLA), juntamente com a remodelação do acesso do público em nível mundial por meio de mecanismos como Linked Data e schema.org conduzindo nossas conversas, nosso entusiasmo e nossos medos.
Todos os anos a comunidade DCMI se reúne para a sua reunião anual (Annual Meeting) e a conferência internacional (International Conference on Dublin Core & Metadata Applications). A agenda de trabalho da comunidade DCMI é ampla e abrangente em todos os aspectos de inovação em design de metadados, implementação e melhores práticas. Enquanto o trabalho da Iniciativa cresce ao longo do ano, a reunião anual e a conferência proporcionam a oportunidade para "cidadãos" DCMI, bem como os recém-chegados, estudantes, aprendizes e profissionais em início de carreira se reunirem presencialmente para o compartilhamento de experiências e de conhecimentos. Além disso, o encontro promove a reunião de iniciativas dos setores público e privado que fazem um trabalho significativo com metadados para além da DCMI, para em conjunto, trocarem ideias e terem uma visão mais ampla sobre seus ambientes particulares no trabalho com metadados. Com o encontro das comunidades de metadados, a DCMI avança em seu "objetivo principal", o de promover a interoperabilidade e a harmonização de metadados. Este ano, a reunião anual e a conferência estão sendo organizadas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e serão realizadas em São Paulo, Brasil.
Acesse:
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação
Acaba de ser publicado o v. 8, n. 1 da Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação.
Abaixo o sumário desse número.
Artigos
· Competências informacionais em Ciências da Saúde: uma proposta formativa para estudantes de graduação em Enfermagem. César Manso Perea, Aurora Cuevas Cerveró, Esther Martínez Miguel, Eva García-Carpintero Blas.
· A transparência das administrações públicas aplicadas ao direito à documentação. Magdalena Suárez Ojeda.
· A norma RDA: Recursos, Descrição e Acesso e a adaptação à mudança nos sistemas bibliográficos em Espanha.Maria Osuna Alarcón.
· Competências em informação no marco do Plano Nacional de Leitura do Uruguai: Ações para a inclusão social.María Gladys Ceretta.
· Internet na escola: Possibilidade para a alfabetização informacional. Maria Conceição da Silva Linhares, Ronaldo Nunes Linhares, Juliana Silva Linhares.
Resumos de teses e dissertações
· Sistemas de organização do conhecimento: uma reflexão no contexto da ciência da informação. Eliana Carlan.
· A concepção de um modelo de cidade digital baseado nas necessidades informacionais do cidadão: o caso dos municípios brasileiros de pequeno porte. João Batista Simão.
· O lado invisível da participação política: gestão da informação dos mecanismos digitais de participação política nos parlamentos da America Latina, com uma analise do caso da Câmara dos Deputados do Brasil. Andrea Sampaio Perna.
· Biblioteca da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia: estudo sobre a oferta e a demanda de informação.Lígia Sardinha Fortes.
· Gestão de riscos em tecnologia da informação como fator crítico de sucesso na gestão da segurança da informação dos órgãos da administração pública federal : estudo de caso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT. Luiz Fernando Costa Pereira da Silva.
· Um modelo de Arquitetura da Informação para processos de investigação científica. Alberto Magno Carvalho de Melo.
· Repositórios institucionais de acesso livre no Brasil: estudo Delfos. Ernani Rufino dos Santos Junior. Kaiser Mark Vidal.
· Um método para arquitetura da informação: fenomenologia como base para o desenvolvimento de arquiteturas da informação aplicadas. Ismael de Moura Costa.
· Identidade/diversidade cultural no ciberespaço: práticas informacionais e de inclusão digital nas comunidades indígenas, o caso dos Kariri-Xocó e Pankararu no Brasil. Alejandra Aguilar Pinto.
· Processo de transferência de conhecimento na interação universidade-empresa: programas de incubação do Distrito Federal. Cristiane Vieira da Silva.
· O conceito de memória na ciência da informação no Brasil: uma análise da produção científica dos programas de pós-graduação. Eliane Braga de Oliveira.
· A formação do arquivista na Universidade de Brasília frente às demandas profissionais e de mercado da Capital Federal. Flavia Helena de Oliveira.
· Interação entre documento, arquivo e historiador: um estudo sobre a (não) presença de historiadores da UnB no Arquivo Nacional, em Brasília. Marli Guedes da Costa.
· Personalização de serviços de informação oferecidos na web: estudo do Portal de Periódicos da CAPES.Katyusha Madureira Loures de Souza.
· Comunicação informal e socialização do conhecimento em instituições financeiras. André Luiz Valença da Cruz.
· A biblioteca pública como agente de inclusão social: um estudo de caso da Biblioteca Demonstrativa de Brasília.Marília Augusta de Freitas.
· Informação, moeda e sociedade: uma análise das dimensões informacionais da governança da autoridade monetária no Brasil. Adalberto Felinto da Cruz Júnior.
· O impacto da gestão de documentos no processo de produção digital da TV Senado. Edna de Souza Carvalho.
· Estudo de necessidades de informação dos produtores de hortaliças orgânicas não certificados do Distrito Federal. Cleone Silvestre Neto.
· Mapeamento das competências gerenciais necessárias aos gerentes das unidades de informação dos tribunais superiores do poder judiciário brasileiro. Larissa Amorim Catunda Sampaio.
· Mineração e modelagem de conceitos como praxis de gestão do conhecimento para inteligência competitiva.Ethel Airton Capuano.
· Melhoria de processo de software e gestão do conhecimento em organizações de software. Tatiana de Almeida Furquim Correia.
· Autoria múltipla em artigos de periódicos científicos das áreas de informação no Brasil. Jayme Leiro Vilan Filho.
Os textos completos estão no URL:
III Seminário de Acessibilidade na Universidade
O III Seminário de Acessibilidade na Universidade está com inscrições abertas – as vagas são limitadas. O evento, promovido pela Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC) será realizado nos dias 26, 27 e 28 de agosto, no auditório da Biblioteca Central, em Florianópolis.
O objetivo do seminário é promover o debate e a troca de experiências na área da acessibilidade. Haverá palestras, oficinas, relatos de experiências e mesa redonda com temas que valorizam as boas práticas de acessibilidade nas universidades e as redes de apoio à pessoa com deficiência.
O valor da inscrição no seminário é R$ 150 para profissionais e R$ 75 para estudantes. A participação nas oficinas custa R$ 30.
Confira a programação completa.
Mais informações na página do evento.
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