domingo, 1 de setembro de 2013

PROGRAMAÇÃO DO 4º CONFOA

Agenda da Conferência

06-10-2013
Sessão de Abertura:
18h30 – 20h00 | ABERTURA
- Boas vindas e intervenção da Profa. Dra. Sueli Mara Soares Pinto Ferreira, Coordenadora do SIBiUSP e Presidente da Comissão Organizadora da 4ª. CONFOA.
- Intervenção do Presidente do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasil, instituição parceria na organização da 4ª. CONFOA, Prof. Doutor Emir Suaiden
- Intervenção do Reitor da Universidade do Minho, Portugal, instituição parceira na organização da 4ª. CONFOA, Prof. Doutor Antonio M. Cunha
- Intervenção do Presidente do Conselho Executivo da Fundação para a Computação Científica Nacional, Portugal, instituição parceria da 4ª. CONFOA,  Prof. Doutor João Nunes Ferreira
- Intervenção de abertura do Reitor da Universidade de São Paulo, instituição organizadora e sede da 4ª. CONFOA, Prof. Doutor João Grandino Rodas

07-10-2013
Recepção / Registo dos Participantes:
8h – 9h | Recepção / Registo dos Participantes
MESA I – POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO ABERTO:
9h00 - 11h00 | MESA I – POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO ABERTO
Moderador:
Hélio Nogueira da Cruz – BRASIL - Vice Reitor da Universidade de São Paulo
Painelistas:
Carlos Henrique de Brito Cruz – BRASIL - Diretor Científico da FAPESP
Heather Joseph - SPARC
João Nuno Ferreira – PORTUGAL - Presidente do Conselho Executivo da FCCN/FCT
COMUNICAÇÕES I – POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO:
11h20min – 12h30 | COMUNICAÇÕES I – POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO
Apresentação de 03 comunicações – ainda em fase de elaboração
MESA II – DIREITOS AUTORAIS E ACESSO ABERTO:
14h – 16h00 | MESA II – DIREITOS AUTORAIS E ACESSO ABERTO
 Moderador:
Gustavo Ferraz Campos de Mônaco – BRASIL – Procurador da Universidade de São Paulo
 Painelistas:
Marcos Alves de Souza – BRASIL - Ministério da Cultura
Cláudia Trabuco – PORTUGAL –  Creative Commons Européia, Universidade Nova de Lisboa
COMUNICAÇÕES II - PERCEPÇÃO DO ACESSO ABERTO POR BIBLIOTECÁRIOS:
16h20min – 17h30 | COMUNICAÇÕES II - PERCEPÇÃO DO ACESSO ABERTO POR BIBLIOTECÁRIOS
Apresentação de 03 comunicações – ainda em fase de elaboração
Sessão – Meu pôster em 01 minuto ...:
17h30 – 18h30 | Sessão – Meu pôster em 01 minuto ...
Apresentação de 42  Posters

08-10-2013
MESA III – A CIÊNCIA ABERTA E A GESTÃO DE DADOS DE PESQUISA:
9h – 11h00 | MESA III – A CIÊNCIA ABERTA E A GESTÃO DE DADOS DE PESQUISA
Moderador:
Rubens Mendes Lopes – BRASIL - Professorr do Instituto Oceanográfico da USP
Painelistas:
John Wilbanks - EUA, Advisory Boards of the U.S.National Library of Medicine´s PubMed Central.
Peter Elias – REINO UNIDO - Royal Society, United Kingdom
Sergey Parinov – RÚSSIA - Central Economics and Mathematics Institute of Russian Academy of Sciences
COMUNICAÇÕES III - TECNOLOGIAS APLICADAS A REPOSITÓRIOS CIENTÍFICOS:
11h20 – 12h30 | COMUNICAÇÕES III - TECNOLOGIAS APLICADAS A REPOSITÓRIOS CIENTÍFICOS
Apresentação de 03 comunicações – ainda em fase de elaboração
COMUNICAÇÕES IV - REVISTAS E EDITORAS DE ACESSO ABERTO:
14h – 15h10 | COMUNICAÇÕES IV - REVISTAS E EDITORAS DE ACESSO ABERTO
Apresentação de 03 comunicações – ainda em fase de elaboração
COMUNICAÇÕES V - REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS:
15h30 – 16h40 | COMUNICAÇÕES V - REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS
Apresentação de 03 comunicações – ainda em fase de elaboração
Encerramento das atividades.:
16h40 – 17h30 |  Encerramento das atividades.
Apresentação da Comissão Organizadora do 5º. CONFOA 2014
Relatoria final da 4ª. Confoa
Palavras dos representantes das instituições organizadoras
- Sueli Mara S.P.Ferreira – SIBiUSP, Brasil
- Bianca Amaro – IBICT, Brasil
- Eloy Rodrigues – Uminho, Portugal
- João Moreira – FCCN, Portugal

OFICINAS
09-10-2013
09:00
PÓS CONFERÊNCIA - OFICINA I:
OFICINA 1 – Interoperabilidade e repositórios: novos serviços de apoio à atividade científica e académica
Ministrante: José Carvalho, Eloy Rodrigues, Ricardo Saraiva e Pedro Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho
Carga horária: 03 horas

Sessão tutorial sobre a Interoperabilidade entre repositórios e outros sistemas de informação de apoio à atividade científica e académica e demonstração de serviços de valor acrescentado para repositórios. Este treinamento permite conhecer todo o ciclo da informação nestes contextos, a importância da utilização das normas e diretrizes e a mais valia da informação em rede. Aborda ainda as principais iniciativas internacionais relevantes nesta área.
Programa:
1.       Conceito de Repositório aberto e importância da Interoperabilidade
2.       Desafios e oportunidades da interoperabilidade em repositórios de acesso aberto
3.       Pilares da interoperabilidade, normas, direterizes e a qualidade dos repositórios
4.       Interoperabilidade e novos serviços em repositórios: o caso do RepositoriUM
5.       Serviços e projetos a nível nacional e transnacional: os casos do RCAAP e OpenAIRE

PÓS CONFERÊNCIA - OFICINA II:
OFICINA 2 – Gestão de Propriedade Intelectual para o Acesso Aberto ao Conhecimento Cientifico
Ministrantes: Carolina Rossini– SPARC/ARL e conselheira OKFN Brasil e Projeto REA-Brasil (coordenação), John Wilbanks – Sage Bionetworks, Everton Zanella – OKFN Brasil, Alexandre Hannud Abdo – OKFN Brazil e USP, Debora Sebriam – Projeto REA Brasil e Instituto Educadigital
Carga horária: 03 horas

Este workshop tem como objetivo proporcionar um espaço de debate e reflexão sobre o acesso aberto, recursos educacionais abertos e dados abertos como formas primordiais para publicação e gestão do conhecimento gerado na universidade pública.
Partindo de um mapeamento do atual estado de acesso aberto no Brasil, de exemplos de políticas implementadas em algumas universidades/países e da solidificação de conceitos sobre o acesso aberto e interoperabilidade legal e técnica, este workshop irá fornecer dicas e instruções sobre como divulgar seu trabalho por meio de estratégias de Acesso Livre, assim como proteger seus direitos de autor na cultura digital. O debate tratará de questões institucionais relacionadas a transferência de tecnologia e respectivas estratégias de embargo de depósito e publicação.
Também englobará exercícios práticos e guiados para que os participantes compreendam melhor sobre as licenças do Creative Commons, GPL e outras licenças em geral,  e aprendam como escolhê-las, implementá-las, como interoperam com outras licenças e como medir seu impacto.
Recursos complementares:
* Iniciativa de Budapeste pelo Acesso Aberto - http://www.opensocietyfoundations.org/openaccess/translations/portuguese-translation
* Relatorio SPARC: Country Report - Brazil, por Carolina Rossini
* Princípios Panton - http://pantonprinciples.org/translations/#Portuguese
* outros TBC

PÓS CONFERÊNCIA - OFICINA III:
OFICINA 3 – A lei de Direitos Autorais e respectivas limitações para bibliotecas e arquivos
Ministrante: Marcos de Souza (MINC) e Kennety Nobrega (Itamary)
Carga horária: 03 horas

Esta oficina tem por objetivo discutir a revisão da lei autoral brasileira que deverá ser submetida ao Senado brevemente, bem como explicitar o contexto de negociações na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) acerca da ampliação das limitações e exceções ao direito do autor e acesso à cultura, implicando em decisões que podem afetar seriamente nossas atividades. Entendemos que nos encontramos em um momento crítico, no qual a posição das bibliotecas, arquivos e instituições educacionais deve ser claramente manifestada.

02:00
PÓS CONFERÊNCIA - OFICINA IV:
OFICINA 4 – Gestão de dados científicos: o papel das bibliotecas
Ministrante: Pedro Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho
Carga Horária: 03 horas
O mote para o workshop é a necessidade de compreender o papel que as bibliotecas e serviços de informação e documentação têm hoje que desempenhar no domínio dos dados científicos produzidos pelas instituições de investigação. Com base neste referencial, serão trabalhados de forma integrada os seguintes tópicos: planeamento da gestão de dados científicos, curadoria e ciclo de vida dos dados científicos, etapas da gestão de dados científicos, metadados e repositórios de dados científicos, e políticas institucionais para a gestão dos dados. Pretende-se assim traçar uma visão geral dos principais campos de compreensão e intervenção dos profissionais envolvidos na gestão de informação científica e académica.
Programa:
1.      Dados científicos: conceitos e tipologias
2.      Gestão de dados científicos: relevância e desenvolvimentos
3.      Ciclo de vida dos dados científicos e etapas na gestão dos dados
4.      Recomendações da LIBER sobre o papel das bibliotecas na gestão de dados
5.      Políticas institucionais para a gestão dos dados
6.      Planeamento da gestão de dados científicos
7.      Documentação, metadados e repositórios de dados científicos

PÓS CONFERÊNCIA - OFICINA V:
OFICINA 5 – Boas práticas para a construção de repositórios institucionais da produção científica
Ministrantes:  Bianca Amaro, Luísa Café, Maria Fernanda Melis, Michelli Costa e Tainá Batista – equipe do Laboratório de Metodologias de Tratamento e Disseminação da Informação – Ibict

Carga horária: 03 horas

Programa
1.      Para começar um repositório institucional
1.1.  Conceitos e natureza
1.2.  Eliminando males entendidos
2.      Definição das políticas
2.1. Política institucional
2.2. Política de funcionamento
2.3. Termo de autorização de distribuição não exclusiva de conteúdos
3.      Arquitetura da informação
3.1. Comunidades e coleções
3.2. Grupos de usuários
3.3. Permissões e políticas
4.      Metadados
4.1. Formulários de descrição por tipos de documentos
4.2. Padronização na descrição dos documentos
4.3. Controle de autoridades
5.      Visibilidade
5.1. URL
5.2. Nomeação dos arquivos
6.      Serviços de informação para a comunidade acadêmica
6.1. Disseminação Seletiva da Informação (RSS e assinatura de coleções)
6.2. Estatísticas
6.3. Preservação
6.4. Orientação sobre os direitos autorais
7.      Divulgação
7.1. Diretórios internacionais de repositórios digitais
7.2. Ranking de repositórios digitais
7.3. Marketing
7.4. Redes sociais

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