domingo, 28 de julho de 2013

4ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto


VISÃO GERAL

A 4ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto tem como objetivo promover o compartilhamento, a discussão, a geração e a divulgação de conhecimentos, práticas e pesquisas sobre o acesso aberto em todas as suas dimensões e perspectivas, servindo de catalisador à disseminação de políticas, pesquisa e desenvolvimento na área.

Atendendo ao Memorando de Entendimento assinado entre os Ministros da Ciência e Tecnologia de Portugal e do Brasil em Outubro de 2009, as edições anteriores da CONFOA, realizadas em 2010, 2011 e 2012, reuniram cerca de 600 participantes.

A CONFOA 2013 será realizada no Brasil, na Universidade de São Paulo, no período de 6 a 9 de outubro de 2013 e pretende reunir interessados em atividades de pesquisa, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com o acesso aberto à produção científica produzida em instituições luso-brasileiras de pesquisa e ensino superior.

PÚBLICO-ALVO

O evento visa estimular o envolvimento de pesquisadores, docentes, bibliotecários, administradores, estudantes, profissionais e políticos, promovendo maior disseminação, penetração e articulação entre esses atores e o tema do acesso aberto na comunidade luso-brasileira.

TEMAS

Temas a serem tratados no âmbito da Conferência :

•    Políticas públicas de acesso aberto, mandatos em instituições de ensino, de pesquisa e desenvolvimento e em agências financiadoras de ciência
•    Softwares abertos, protocolos de interoperabilidade entre repositórios e outros sistemas de informação de apoio à atividade científica e acadêmica
•    Repositórios de publicações e dados científicos, revistas científicas e outros
•    Impacto do acesso aberto na comunidade científica e nos rankings tradicionais e alternativos
•    Acesso aberto para uma ciência e uma pesquisa aberta
•    Auto-arquivamento e envolvimento da comunidade científica na construção de repositórios
•    Direitos de autor

LOCAL

Universidade de São Paulo
Sistema Integrado de Bibliotecas
Biblioteca Brasiliana
Auditório Central
Rua da Biblioteca s/n
Cidade Universitária 
São Paulo – SP - Brasil

MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: http://www.acessoaberto.pt/c/index.php/confoa2013/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário